quinta-feira, 10 de maio de 2012

Introdução à engenharia civil – relatório informal


Introdução à engenharia civil – relatório informal

            Nas aulas de introdução a engenharia civil, os alunos da primeira fase tiveram a oportunidade de aprender sobre temas relevantes quanto à formação profissional de um bom engenheiro, aprenderam sobre seu país de atuação, Brasil, sua instituição de ensino, Unisul, aprenderam sobe a história do curso, áreas de atuação do engenheiro, leis que regem a engenharia e ética no trabalho, entre outros.
            O Brasil é um pais emergente, ou seja está em rápido desenvolvimento, o país está no foco mundial,  com a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016, porem a infra-estrutura ainda é baixa e por isso a engenharia civil está a todo vapor no Brasil nas mais diversas ares, seja; mobilidade urbana,aeroportos, estádios de futebol, hotéis entre outros.
            A engenharia civil está presente há vários séculos na humanidade, seja pelas colossais construções dos povos pré-colombianos, pelas pirâmides do Egito, os templos gregos, o coliseu em Roma, entre outros. A engenharia atual nos presenteia com construções extraordinárias como as encontradas em países como Emirados Árabes, Malásia, e as engenhosas estruturas de países como o Japão que sofre constantemente com terremotos.
            O engenheiro civil pode atuar em diversas áreas depois de formado, entre elas destacam-se; construções, estruturas, gerenciamento de obra, hidráulica, saneamento e transportes.
            A engenharia civil é uma profissão de grande responsabilidade social, talvez por isso que haja alguns casos de antiética nesta área, e para evitar tais casos que um conjunto de leis foi criado, as penalidades variam de uma simples advertência ao cancelamento total do registro no CREA.
            Todos os assuntos desta redação foram estudados na Unisul seja na sala ou com apresentações dos próprios alunos, e em visitas ao laboratório de solos e ao escritório modelo de engenharia civil, dentre todos os temas estudados destacam-se a ética e corrupção na engenharia que é fundamental para a formação de um bom profissional.
 
TOPO
©2010 My Deviantart | My Twitter